- Código: 2341275
- Data do Conteúdo: 18/11/2024
- Inclusão no Site: 18/11/2024 15:00:22
- Serviço/Categoria: Releases / DINO
RELEASES-DINO
Mudanças climáticas elevam riscos de incêndios na Amazônia
DINO
Eventos internacionais têm colocado a sustentabilidade no centro das discussões globais, destacando a urgência de ações coordenadas para enfrentar a crise ambiental
(DINO) Em 18/11/2024 15h00
As mudanças climáticas aumentaram em até 20 vezes as chances de incêndios florestais na Amazônia em 2023, de acordo com o relatório "State of Wildfires 2023-2024" - Estado dos Incêndios Florestais 2023-2024, em português - na página 3.610. Os dados têm sido destaque em debates em encontros internacionais sobre o impacto da crise climática.
Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, apontam também um aumento no corte ilegal de árvores no início do segundo semestre de 2024. Os estados do Amazonas, Pará e Acre estão entre os mais afetados, com taxas de desmatamento de 28%, 27% e 22%, respectivamente, somando 495 km² de área devastada.
Em meio a esse cenário, a questão ambiental ganha destaque nos principais fóruns internacionais, como o G20, realizado em novembro de 2024 no Rio de Janeiro. O grupo, formado por países desenvolvidos e emergentes, é responsável por cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global. A Amazônia tem atraído, ainda, atenção especial de figuras políticas, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que visita Manaus antes da cúpula do G20.
Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO do Latin American Quality Institute (LAQI), a questão da sustentabilidade precisa ser cada vez mais destacada, especialmente em eventos que reúnem líderes e influenciadores de diferentes setores.
"Eventos internacionais que abordam a sustentabilidade têm uma importância crescente, pois oferecem uma plataforma essencial para a troca de ideias, práticas e soluções inovadoras entre líderes de diferentes setores. Um exemplo disso é o Quality Festival 2024, que ocorre de 19 a 21 de novembro em Manaus, reunindo especialistas, autoridades e empresários para discutir como a qualidade e a sustentabilidade podem ser integradas em estratégias globais. Em uma cidade estrategicamente localizada no coração da Amazônia, o evento se destaca como uma oportunidade única para fortalecer o compromisso com a preservação ambiental", conclui.
A FOLHAPRESS, agência de notícias do GRUPO FOLHA, não é responsável por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, e que também não representam a opinião da FOLHAPRESS e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Notícias Online LTDA.