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Durante a cerimônia, Kallas destacou a importância do porto para aumentar a competitividade da atividade mineral brasileira. "Essa nova rota aumentará a competitividade da mineração brasileira no cenário global e, ao mesmo tempo, trará benefícios significativos para o meio ambiente e para a infraestrutura do país. Com ela, retiraremos cinco mil carretas por dia das estradas e reduziremos em mais de 40 mil toneladas as emissões de CO2", afirmou.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o desenvolvimento que as obras da construção do terminal vão trazer para a região de Itaguaí. "Esse é o maior leilão da história portuária do Brasil, investimentos no primeiro momento de R$ 3,6 bilhões que ao longo dos anos vai chegar a quase R$ 10 bilhões em investimentos. Isso significa dizer que agora, na fase da obra, serão gerados 2,8 mil empregos diretos e indiretos, trazendo oportunidades para o povo da região", afirmou. Após a obra, outros 2,8 mil empregos serão criados para a operação do terminal.

A empresa pretende usar o terminal para exportar o pellet feed, um minério de ferro de alta qualidade capaz de reduzir em até 50% as emissões de carbono na indústria siderúrgica.

Segundo Fabiano Carvalho, Vice-Presidente Comercial, Estratégia e Projetos da Cedro Participações, a operação do terminal também se encaixa dentro dos compromissos da empresa com a mineração sustentável.

As obras vão começar em 2027 e o início das operações é esperado para 2029.

(texto publicado originalmente na IstoÉ Dinheiro)



Website: https://www.linkedin.com/company/cedro-participa-es/


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