- Código: 2399297
- Data do Conteúdo: 17/04/2025
- Inclusão no Site: 17/04/2025 16:00:14
- Serviço/Categoria: Releases / DINO
RELEASES-DINO
Biomedicina na UniFECAF aborda áreas emergentes
DINO
O curso de Biomedicina do Centro Universitário UniFECAF tem buscado se adaptar às transformações do setor, incorporando novas áreas de atuação. Com foco em biotecnologia, estética e perícia criminal, a graduação visa preparar profissionais para as demandas emergentes do mercado
(DINO) Em 17/04/2025 16h00
A formação em Biomedicina no Brasil tem passado por mudanças significativas nas últimas décadas. Impulsionada pelo avanço da biotecnologia, da inteligência artificial (IA) e da medicina personalizada, a área vem ampliando seu escopo de atuação para além dos laboratórios clínicos. Instituições de ensino superior, como a UniFECAF, têm ajustado seus currículos para contemplar novas habilitações profissionais, ainda pouco conhecidas, mas com crescente demanda no mercado.
De acordo com o manual do biomédico, feito pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), o Brasil conta com mais de 100 mil biomédicos registrados. Esse número tende a aumentar à medida que surgem novas possibilidades de atuação, especialmente em áreas que exigem alta qualificação técnica e constante atualização científica.
"A expansão da biomedicina acompanha mudanças nos sistemas de saúde, nas formas de diagnóstico e nas demandas sociais relacionadas à prevenção de doenças e à qualidade de vida. Ao mesmo tempo, a área se conecta com setores como justiça, estética e reprodução humana, exigindo profissionais com formação multidisciplinar", afirma a coordenadora do curso de Biomedicina da UniFECAF, Juliana Pachioni.
Crescimento da profissão do biomédico